Linha de Produção Ágil: O que é e como fazer?

Entre 1760 e 1840 ocorria a chamada Revolução Industrial, a primeira transformação radical nos meios de produção, onde a produção predominantemente artesanal deu lugar para a produção com auxílio de máquinas a vapor. Com o passar dos anos e a concretização da nova maneira de produzir ocorreu a Segunda Revolução Industrial(1850 - 1870); esta se caracterizou pela implementação dos modos de organização de produção: o Taylorismo e o Fordismo.


Ambos modos de organização se baseavam na divisão do trabalho e na produção em massa, portanto com grandes estoques, graças à divisão do trabalho e pelas linhas de montagem.


Note que, em cada período da história as indústrias tinham diferentes objetivos, inicialmente aumentar a produção, passou para a fabricação em larga escala, depois a qualificação dos funcionários e o foco nas necessidades dos clientes. Atualmente vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, portanto se torna necessário a alta flexibilização das indústrias, qualidade em seus produtos, compromisso com o meio ambiente e a sociedade, e resposta a mudanças.


Note que, em cada período da história as indústrias tinham diferentes objetivos, inicialmente aumentar a produção, passou para a fabricação em larga escala, depois a qualificação dos funcionários e o foco nas necessidades dos clientes. Atualmente vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, portanto se torna necessário a alta flexibilização das indústrias, qualidade em seus produtos, compromisso com o meio ambiente e a sociedade, e resposta a mudanças.


O que é Manufatura Ágil?


Como resposta às novas necessidades do mercado pesquisadores da Iaccoca Institute of Lehigh University disseminaram o conceito de Manufatura Ágil, que é o candidato a ser o atual diferencial na competitividade global.

Podemos definir Manufatura Ágil como sendo a integração entre tecnologias avançadas, organização, e pessoas altamente capacitadas todas alinhadas e com objetivo de criar produtos personalizados/customizados, compromissadas com assuntos ambientais e sociais, ao mesmo tempo que é garantido a alta qualidade de seus produtos entregues aos clientes.


Organizações que utilizam linhas de produção ágeis têm como principal ferramenta a automação. Nas indústrias a automação indústrial se reflete na utilização de máquinas com Comando Numérico Computadorizadas (CNCs) que realizam trabalhos de usinagem em vários eixos. Há também os braços robóticos, aplicados em soldagem, ou movimentação de peças pesadas.

Braços robóticos trabalhando na montagem de um carro


Ao implementar a automatização de processos o número de colaboradores envolvidos diretamente na produção é reduzido. Aqueles que permanecem nas linhas de montagem são responsável por operar e realizar a manutenção nas máquinas, portanto não interferem diretamente na produção. Como consequência temos a redução significativa do custo com mão de obra, produtos finalizados com resultados consistentes, sem erros humanos, e maior qualidade.


Outro diferencial da Manufatura Ágil é a personalização dos produtos. Em outras palavras, a construção de cada peça é feita de maneira modular. Caso um cliente peça por um produto diferente do convencional basta adaptar ou acrescentar novos módulos que se encaixem na linha de montagem.


Por esse motivo, ela permite alterações na estrutura dos produtos sem realizar grandes modificações no resto da linha de produção, e sem gerar custos excessivos para a empresa. Os produtos customizados trazem um diferencial para a organização, os mesmo se tornam mais competitivos e com maior qualidade, gerando vantagens em relação aos concorrentes.


Devido à produção modular, e os poucos módulos armazenados no inventário os níveis de estoque são reduzidos. Note que, até mesmo nos estoques a automação pode ser aplicada. Por meio da implementação de bancos de dados é possível acompanhar em tempo real qual a disponibilidade de determinado material, onde ele se encontra, e solicitar sua utilização. Além disso, grandes distribuidoras, como a Amazon utilizam de Veículos Guiados Automaticamente (AGV) para transportar cargas entre diversos pontos do armazém.


Como fazer?


Segundo Paul T. Kidd, escritor de Agile Manufacturing: Forging New Fronties(1994) para se implementar uma manufatura ágil são necessários 5 princípio básicos:


  • Mudança Contínua

  • Resposta Rápida

  • Melhoria de Qualidade

  • Responsabilidade Social

  • Foco Total no Cliente


Portanto, a organização precisa refletir maneiras de integrar os fatores organizacional, de pessoas, e tecnologias de forma equilibrada, sem priorizar nenhum deles. Algo que pode ser complicado, pois muitas empresas automatizadas normalmente não investem tanto em pessoas e no gerenciamento da empresa.


Exemplo atual de Empresa com Produção Ágil


Em 17 de março de 2020, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) anunciou a produção de 500 mil unidades de álcool em gel que foram doadas a hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa decisão se deu durante um período onde havia falta deste produto no mercado em decorrência da alta demanda.


A produção do etanol e dos recipientes (garrafas PET) ocorreu em Piraí, no Rio de Janeiro. Isso se tornou possível graças à capacidade de adaptação e flexibilidade da linha de produção da Ambev. O álcool usado nas cervejas foi destinado para a fabricação do álcool em gel, enquanto as garrafas PET dos refrigerantes foram usados para o envase do mesmo.

Neste momento a empresa reflete perfeitamente o conceito de manufatura ágil ao produzir produtos de qualidade, e customizados, comprometidos com problemas sociais e integrados entre diferentes empresas.


Em um mundo que está constantemente se transformando é importante que as organizações estejam preparadas para mudanças repentinas, aquelas que conseguirem seguir os novos avanços tecnológicos e melhor se adaptarem, enquanto mantêm sua qualidade terão vantagem competitiva perante às outras.


7 visualizações
LINKS
CONTATO

RUA MENDELEYEV, 200 - CIDADE UNIVERSITÁRIA, CAMPINAS - SP

SEG - SEX 9.00H - 18.00H


TEL: (11) 96400-8727

MECATRON@MECATRON.ORG.BR

ACOMPANHE A MECATRON
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Mecatron© 2020