• João Figueiredo

5 Passos para Implementar a Indústria 4.0 na sua Fábrica


O QUE É A INDÚSTRIA 4.0?


Para iniciarmos ess conteúdo, é muito importante entendermos o que, de fato, significa indústria 4.0. Esse conceito está diretamente ligado à melhoria na competitividade de qualquer indústria, envolvendo áreas que interligam as principais inovações tecnológicas dentro dos campos da automação, controle e tecnologia aplicada aos processos de manufatura. Dessa forma, comprometendo a um novo cenário na trilha das revoluções tecnológicas.


1. PLANEJAMENTO


Um bom planejamento é o inicio para se ter melhores resultados no final.

Nessa etapa você irá listar os problemas de sua indústria e buscar pelas melhores soluções. Calcule os custos com maquinário, mão de obra, custos operacionais, os quais variam dependendo do porte do projeto e da qualidade do serviço. Verifique o prazo de retorno do investimento e dimensione seus gastos para não comprometer o orçamento.

Se algumas (ou todas) as soluções discutidas passam por automatizar processos e/ou ter conectividade entre máquinas, está no caminho certo!


2. CAPACITAÇÃO


Os funcionários que irão trabalhar direta ou indiretamente com tal tecnologia devem ser instruídos e capacitados para lidar com a mesma. Dessa forma, por se tratar de uma revolução no modo de produção, muitos deles podem não ter a habilidade necessária a priori.

Para isso busque cursos presenciais, escolas como o SENAI disponibilizam cursos muito interessantes nessa área e quem podem trazer o conhecimento necessário aos que irão operar.


Outro ponto importante quando se fala de indústria 4.0 é a questão do idioma inglês, visto que, por se tratar de uma tecnologia ainda majoritariamente importada. O domínio da língua inglesa por parte dos funcionários é fundamental para a total compreensão e manejo da tecnologia.


3. AUTOMAÇÃO DAS MÁQUINAS


Hora de colocar em prática o que foi planejado! Comunicação M2M (Máquina-Máquina), big data, analytics, IOT (Internet das Coisas), armazenamento em nuvem são algumas das áreas nas quais mais se falam hoje em dia. Porém, é necessário conhecer cada uma delas para saber o que realmente se encaixa em sua indústria e qual será útil para alavancar seus resultados.


Para a implementação completa e funcional das redes em sua indústria, um investimento crucial será em redes wireless (sem fio). Pois, o presente, cada vez mais, pede uma conexão potente e estável com a internet. Utilizando essa ferramenta poderá preveni-lo de futuras dores de cabeça e paralizações de sistemas por conta de uma rede inapropriada e instável.


4. OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DO CONTROLE DE QUALIDADE


Diminuição do tempo de resposta nas máquinas, agilidade nos processos, nas tomadas de decisão, integração vertical e horizontal na produção. A indústria 4.0, além de trazer inúmeros benefícios para aumentar a capacidade produtiva, traz soluções também para o controle de qualidade, a chamada Qualidade 4.0.


Nesse sistema a qualidade do produto é aumentada e, consequentemente, a confiança do consumidor também. Através de soluções como a rastreabilidade individual de produtos, coleta de dados de forma inteligente, análise mais rápida e precisa desses dados, a Qualidade 4.0 se mostra o futuro no que tange ao gerenciamento de qualidade nas indústrias. Porém, embarcar nessa inovação sem auxílio de quem realmente entenda do processo pode ser um tanto quanto arriscado.


Para isso, existem empresas de Engenharia de Automação que podem te auxiliar, mas uma solução mais barata e de mesma qualidade para seu negócio é contratar uma Empresa Júnior.


5. REVOLUÇÃO NO MODELO DE NEGÓCIOS


Após ser aberto um leque enorme de possibilidades e transformações em sua indústria, deve estar se perguntando “Como a minha relação com o cliente vai se estabelecer a partir de agora? ” ou “Será que ele está preparado e consegue acompanhar o novo ritmo da minha indústria?”, questionamentos justos e necessários, aliás, do que adianta se modernizar e isso te estagnar no mercado?!


Para a resolução de tais problemas, o modelo de negócio tem que passar por uma revolução juntamente com o modelo de produção. O que irá mudar em sua maneira de fazer negócios será apenas a forma como o produto ou o serviço é entregue ao consumidor, que se baseará muito mais em ferramentas digitais e simulações. Desse modo, também será possível entregar uma experiência muito mais personalizada e funcional para o usuário.


A revolução no modelo de negócio também abrirá novas oportunidades de mercado, aumento de portfólio com uma fábrica mais flexível e mais preparada para o futuro!

A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.”

Bill Gate

419 visualizações
LINKS
CONTATO

RUA MENDELEYEV, 200 - CIDADE UNIVERSITÁRIA, CAMPINAS - SP

SEG - SEX 9.00H - 18.00H


TEL: (11) 96400-8727

MECATRON@MECATRON.ORG.BR

ACOMPANHE A MECATRON
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Mecatron© 2020