Como a Automação pode te ajudar em meio à pandemia?


Faz aproximadamente 2 meses que a primeira pessoa foi testada positivamente para a COVID - 19 em São Paulo, desde então o Brasil vem presenciando os efeitos da pandemia diretamente. Como consequência vários empreendedores tomam decisões como o home office, delivery, e-commerce, ou qualquer outra medida que amenizam os efeitos da quarentena. As empresas estão buscando se reiventarem, porém as que não conseguem encontrar uma maneira de adaptar seu trabalho à nova realidade estão propensos a demitir funcionários, desembolsar muito capital para mantê-la funcionando e, no pior dos casos, até falir.


Naturalmente, a quarentena afeta todos os setores econômicos, seja positivamente ou negativamente, fica a critério de cada empresa ou empreendedor encontrar uma oportunidade de crescer ou se estabilizar neste momento. Assim como disse o estilista italiano Giorgio Armani: “A história nos ensina que novas oportunidades nascem dos momentos mais profundos de crise”.


Automação e pandemia, combinam?


Mas como manter a produtividade de minha empresa se os funcionários não podem trabalhar presencialmente e estou com mão de obra reduzida?

Uma alternativa muito usada, mesmo antes dessa crise, é a automação de processos. Frequentemente quando ouvimos sobre automação a primeira coisa que vem à mente são as linhas de montagem de grandes indústrias, que usam braços robóticos para fazer trabalhos intensos e repetitivos que uma pessoa normal não conseguiria fazer, neste caso estamos falando de Automação Industrial.


Mas a automação não é só isso, ela é definida como a transição do trabalho manual realizado por humanos para o trabalho realizado por dispositivos mecânicos ou eletrônicos. Com um processo automatizado a mão de obra usada na execução da antiga tarefa pode ser redirecionada para tarefas proveitosas, agregando mais valor aos funcionários.


Em um processo automatizado o trabalhador não precisa estar necessariamente no local de trabalho, já que o acompanhamento do mesmo pode ser realizado pela Internet. Além disso, objetos físicos de qualquer tipo podem estar interconectados formando uma grande rede de IOT(internet of things).


Entre os benefícios da automação podemos citar a redução dos custos com mão de obra, aumento da eficiência de processos manuais repetitivos ou que expõem os profissionais a riscos desnecessários.


Automação no Home Office

Com o Isolamento Social o home office se tornou algo comum.


Em tempos de isolamento social as pessoas se viram obrigadas a trabalhar em casa e aplicar alguns passos para continuar liderando seus times remotamente, o termo conhecido como Home Office. Com a evolução da computação em nuvem, a utilização de aplicativos como Trello, Slack, Whatsapp, Google Meets, Skype, Google Docs e Planilhas, e até calendários compartilhados por times permitem a rápida troca de mensagens, documentos, planilhas, fotos e vídeos. Portanto, qualquer trabalho que necessite de apenas um computador e conexão com a internet pode ser adaptado para ser feito em casa.


Para aumentar a produtividade do trabalho remoto as ferramentas citadas acima são ótimas opções. Mas, melhor que trabalhar sozinhas é elas trabalharem em conjunto e de maneira personalizada, para isso existem aplicativos como o Zapier, ou o IFTTT. Esses aplicativos funcionam baseados na lógica “Se isso acontecer, faça aquilo”, e permitem conectar vários sites e programas para conversarem entre si. Como exemplo de interações entre diferentes plataformas podemos citar:


“Se eu salvar uma mensagem do slack faça um arquivo no google docs”

“Se eu receber um email de [tal pessoa] crie um evento no meu calendário”

“Se um novo card no Trello é criado me envie um SMS”


Os aplicativos mencionados são uma ótima opção para automatizar processos entre diferentes plataformas e agilizar o trabalho em home office.


Automação nos Hospitais


Usando uma aplicação para a situação atual, o teste usado para identificar o Coronavírus é o PCR. Por meio de uma amostra de sangue é retirado uma amostra de DNA do paciente, depois ela é exposta a uma temperatura de 96ºC para quebrar as ligações do DNA, a temperatura é abaixada para 55ºC, quando são adicionados alguns componentes genéticos, novamente a temperatura é elevada, até 72ºC; esse processo é repetido de 25 a 35 vezes.


A automação poupa o trabalho do responsável dos testes nesse procedimento, e o tempo economizado torna possível o aumento na capacidade para realização de testes simultâneos.


Outro problema frequente é mensurar a temperatura de pacientes. Ao fazer isso os profissionais de saúde se expõem a um risco desnecessário, que poderia ser evitado com a implementação de um sistema autônomo capaz de coletar os dados iniciais de pacientes suspeitos de Coronavírus e redirecionar essas informações para avaliação médica.


Automação na Venda de Produtos


Com o isolamento social decretado por vários estados do Brasil é importante que lojas que não prestam serviços essenciais evitem sua abertura para impedir interações diretas e assim possíveis contaminações entre clientes e trabalhadores.


Neste ponto os terminais automáticos de vendas, Vending Machines, ajudam a preencher essa lacuna. Por meio delas o cliente pode comprar desde bebidas, comidas, guarda-chuvas e até livros. Os produtos são expostos nas máquinas, caso o cliente se interesse por algum item basta selecioná-lo pela interface da Vending Machine, após o cliente escolher seu produto é só pagar em dinheiro ou cartão, quando o pagamento é confirmado o item escolhido é liberado.


Essas máquinas são montadas em locais com boa movimentação de pessoas, em shoppings, estações de metrô, escolas, refeitórios. A vantagem desse tipo de venda é que são agilizadas e não é preciso de ninguém para acompanhá-la. Outro benefício desse tipo de venda é a redução do contato humano com o produto que irá para o consumidor, diminuindo assim o risco de contaminação.

Vending Machines de bebidas, fotos, e alimentos respectivamente


133 visualizações
LINKS
CONTATO

RUA MENDELEYEV, 200 - CIDADE UNIVERSITÁRIA, CAMPINAS - SP

SEG - SEX 9.00H - 18.00H


TEL: (11) 96400-8727

MECATRON@MECATRON.ORG.BR

ACOMPANHE A MECATRON
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Mecatron© 2020